Alumini

  • Meet our
    Alumini team and their production.

    Drop Us a Message
  • Master

    2015

    1. Felipe de Brito Lima. Engajamento estudantil no uso de aplicativos educacionais inseridos em contextos multimodais. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. João Marcelo Pontes Ferraz. Mecanismos de Percepção Social: Design e Avaliação de um Aplicativo Móvel de Notificações para Interações em Fóruns de AVA’s. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2014

    1. Nicolau Calado Jofilsan. Efeitos da “gamificação” na participação em fóruns de ambientes colaborativos de aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Valdneide dos Santos. Análise da Resolução de Problemas de Função Afim na Modalidade Mista: Efetividade de Rede Social Educativa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    3. Manassés Bispo da Silva. Engajamento Discente na Modalidade Mista de Ensino: Um Estudo de Caso da Aprendizagem Musical com Redes Sociais Educativas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    4. Luma da Rocha Seixas. A efetividade de mecânicas de gamificação sobre o engajamento de alunos do ensino fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    5. Carla Abigail Araújo. Fatores humanos relacionados à adoção das tecnologias da informação no ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    6. João Carlos Sedraz Silva. Análise da efetividade de componente curricular para motivar colaboradores em projetos de Software Público Brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação). Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Alex Sandro Gomes.
    7. Claudete Ferreira dos Santos. O sistema de instrumentos de professores do ensino médio em escolas públicas estaduais. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    8. Herminig Everson Matos Queiroz. Comparação entre o modelo mental de professor e o modelo conceitual de sistema de informação para apoio ao planejamento de aula. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2013

    1. Elias Vidal Bezerra Junior. Ensino de Programação Orientada a Objeto mediado por Ambiente Virtual de Ensino. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação). Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Paulo Andre da Rocha Perris. Colaboração e coordenação de grupos em Ambiente LMS. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2012

    1. Thiago de Sousa Araujo. Autonomia no estudo: Artefato para planejamento e monitoramento em ambientes pessoais de aprendizagem móveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    2. João Ferreira Sobrinho Junior. Estilo de interação de objeto de aprendizagem de áudio digital na plataforma Amadeus mobile. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    3. Rodrigo Lins Rodrigues. Design da Experiência de Percepção Social na Interação com Jogos de Simulação em LMS. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    4. Marcello Ramalho de Mello. Visualização de Atividades em Jogos Digitais para Fins de Avaliação. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    5. Felix Rodrigo Lima de Farias. Requisitos para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem para acesso de adultos com pouca escolaridade. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    6. Amilcar Furtado. Praticas de gestão de conhecimento aos usuários de ERP através de redes sociais digitais. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    7. Alessandro Ferreira Lima. A relação entre o modelo mental do professor e a arquitetura de informação de ambientes virtuais de aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    8. Erton Wagner Vieira da Silva. Do desejo ao artefato: Avaliando a gestão de valores no desenvolvimento ágil de software. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.

    2011

    1. Luiz Claudeivan Cruz Lima. Análise das práticas docentes de planejamento e mediação em redes sociais no ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. João Alberto Brito de Abreu. Análise das práticas de aprendizagem colaborativas em Redes Sociais virtuais no ensino médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2010

    1. Raoni de Oliveira Salles Franco. Aplicativo Móvel para apoio ao aprendizado de vocabulário de Língua Inglesa com Conteúdo Geolocalizado. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Josilene Almeida Brito. Engajamento em atividades assíncronas na modalidade de ensino a distância: requisitos de interfaces colaborativas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    3. Adgerson dos Santos Galeno. Concepção de módulo para dispositivos móveis de gestão da aprendizagem pessoal integrado ao sistema de gestão da aprendizagem Amadeus. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    4. Henrique De Aguiar Sá Vila Nova Júnior. Visualização de Informação como Ferramenta de Auxílio na Avaliação Formativa em Educação a Distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    5. Rosângela Saraiva Carvalho. Sistemas de Gestão da Aprendizagem e Sistemas de Gestão Acadêmica: Avaliados pela Ótica do Docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    6. Cássio de Albuquerque Melo. Scaffolding of self-regulated learning in social networking. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    7. Ronaldo Borges do Val. Visualização de dados aplicados em educação a distancia no processo de avaliação ao aluno. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    8. Ivanildo José de Melo Filho. Percepção Social em Interfaces distribuídas para o Aprendizado Online. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.
    9. João Almeida e Silva. Uso de Mecanismos de Percepção da Tarefa para auxiliar os alunos no acompanhamento das atividades em Ambientes LMS. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.

    2009

    1. Wilson Martins da Silva. Análise da Prática de Tutores em Cursos de Educação a Distância para Adultos – Identificando Requisitos para Ambientes Virtuais de Ensino. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Bruno de Sousa Monteiro. Amadeus-TV: Portal Educacional na TV Digital Integrado a um Sistema de Gestão de Aprendizado. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Alex Sandro Gomes.
    3. João Batista De Albuquerque Fonseca Filho. Modelo de Apoio ao Tutor na Avaliação Formativa Mediado por Agentes de Software. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Alex Sandro Gomes.
    4. Félix Rodrigo Lima de Farias. Sistema de gestão da aprendizagem para mão de obra pouco qualificada. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2008

    1. Rogério Trévia Nibon. Identificação de Aspectos Positivos no Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem em EMpresas Nacionais. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Sandro Gomes.

    2007

    1. Leonardo Melo de Medeiros. Proposta de Processo de Requisitos para Equipes de Desenvolvimento Distribuídas Visando Melhorar a Documentação e Validação com Uso de Protótipos. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Taciana Pontual da Rocha Falcão. Design de interfaces tangíveis para aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fndamental. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    3. Maria Cláudia Barbosa Costa. Ambiente Colaborativo Síncrono com o Uso de Coleta de Dados em Tempo Real de Grandezas Físicas para o Aprendizado de Conceitos Físicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Sandro Gomes.
    4. Filipe Levi Barros de Azevedo. Bora ali tomar um café? Concepção de uma Experiência Ubíqua de Suporte à Aprendizagem Convencional no Ambiente de Trabalho. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    5. Lauro Barreto Fontes. Objetos de aprendizagem para mobile learning em Ambientes LMS: Estudo de Caso Utilizando a Plataforma Amadeus. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2006

    1. Ana Emília de Melo Queiroz. Agentes de interface de software educativo. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Maurício da Motta Braga. Design de software educacional baseado na Teoria dos Campos Conceituais. 2006. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    3. Socorro Vânia Lourenço Alves. Transparência social em aplicações colaborativas sincronas. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    4. Jorge Luis Cavalcanti Ramos. Requisitos para ferramentas de avaliação em ambientes virtuais de ensino. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    5. Jocélio de Oliveira Dantas Passos. Design interativo de ferramenta de manipulação de objetos de aprendizagem de ambientes virtuais de ensino à distância. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    6. Gustavo Danzi de Andrade. Balanceamento Dinâmico de Jogos: uma Abordagem Baseada em. 2006. 200 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Alex Sandro Gomes.

    2005

    1. Enoque Calvino Melo Alves. Design e integração de Ferramenta Colaborativa Síncrona num Ambiente de Ensino Virtual. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Cibele da Rosa Christ. Uso de Mecanismos de Percepção Social para auxiliar atividades de acompanhamento e de avaliação em Ambientes de e-Learning. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alex Sandro Gomes.
    3. Maici Duarte Leite. Design centrado no usuário de interfaces para o ensino de conceitos matemáticos para crinças e adolescentes surdos. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2004

    1. Priscila Perreira Barros. Escrita e oralidade em interações da comunicação mediado por computador. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Alex Sandro Gomes.
    2. Flávia Veloso de Souza. Atividades da Atividade no Processo de Ensino Assíncrono via Lista de Discussão: estudo de caso em curso de formação continuada de professores de matemática em regime semipresencial. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    3. Walquíria Castelo Branco Lins. Análise da Atividade Docente com Software Educativo no Contexto do Laboratório de Informática. 2004. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2003

    1. Vanildo Silva Meira. Sistema Programável para Aulas Práticas de Física. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Alex Sandro Gomes.

    Doctorate

    2015

    1. Bruno de Souza Monteiro. Ambiente de aprendizado ubíquo Youubi: Design e Avaliação. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2014

    1. Amadeu Sá de Campos Filho. Técnica 3D de Visualização da Informação: Monitoramento de Indicadores. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.
    2. Ana Luiza de Souza Rolim. Corregulação da aprendizagem: efetividade do artefato social em ambiente virtual de aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2013

    1. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros. Uma abordagem de monitoramento abrangente da experiência do usuário em ambientes colaborativos virtuais de aprendizagem como suporte a presença docente. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Centro de Informática.

    2012

    1. Flávia Veloso de Souza. estratégias de autorregulação de aprendizagem mediado por ferramentas de schedulling em uma plataforma social educacional. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.

    2008

    1. Genésio Gomes Neto. Estudos qualitativos para elicitação de requisitos: uma abordagem que integra análise sócio-cultural e modelagem organizacional. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco.