SOUZA, H. V. L.; RODRIGUES, R. L.; MELO FILHO, I. J.; GOMES, A. S. Discussão sobre as Abordagens Associadas à Aprendizagem Autodirigida e sua Relação com as Tecnologias Educacionais. Revista de Informática Aplicada (RIA), Volume 01, Número 01, 2017.
2016
2016
BARBOSA, D. S.; RODRIGUES, R. L.; MACIEL, A. M. A. An Evaluation of Synthetic Voices Produced with HMM and Unit Selection Techniques for Brazilian Portuguese Language (a ser publicado). Revista IEEE América Latina, v. 10, p. 23, 2016.
RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C.; SILVA, J. C. S.; SOUZA, H. V. L.; GOMES, A. S.; SOUZA, F. da F. Mapeamento Sistemático sobre Abordagens de Mensuração de Autorregulação da Aprendizagem. Revista RENOTE, v. 14, n. 1, 2016.
SEIXAS, L. R.; GOMES, A. S.; DE MELO FILHO, I. J. Effectiveness of gamification in the engagement of students. Computers in Human Behavior, v. 58, p. 48-63, 2016.
RAMOS, J. L. C. ; SILVA, R. ; RODRIGUES, R. L. ; SEDRAZ , J. C. S. ; GOMES, A. S. . A Comparative Study between Clustering Methods in Educational Data Mining. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 3755-3761, 2016.
RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C. ; SEDRAZ , J. C. S.; GOMES, A. S. . Discovery engagement patterns MOOCs through cluster analysis. Revista IEEE América Latina, v. 14, p. 4129-4135, 2016.
SEDRAZ , J. C. S. ; RAMOS, J. L. C. ; RODRIGUES, R. L. ; SOUZA, F. F. ; GOMES, A. S. . Analysis of engagement of students based on Transactional Distance from the Educational Data Mining. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1, 2016.
SEDRAZ , J. C. S. ; RODRIGUES, R. L. ; RAMOS, J. L. C. ; SOUZA, F. F. ; GOMES, A. S. . Educational Data Mining in Oriented Learning Activities. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1, 2016.
RODRIGUES, R. L.; RAMOS, J. L. C. ; SEDRAZ , J. C. S.; GOMES, A. S. ; TENORIO, A. C. ; SOUZA, F. F. Validation of a self-regulated learning measurement instrument in the Brazilian context using confirmatory factor analysis. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1, 2016.
BRITO, J. A. ; MONTEIRO, B. S. ; GOMES, A. S. ; AMORIM, R. J. R. ; SEIXAS, L. R. ; MELO FILHO, I. J. U-Learning: A Collaborative Experience in the Urban Context. Lecture Notes in Computer Science. Ied.Saskatoon, SK, Canada: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 40-48.
OLIVEIRA, F. K.; ABREU, K. F.; GOMES, A. A. S. Formação profissional em recursos educacionais abertos. Revista Semiárido De Visu, v. 3, p. 98-109, 2015.
FARIAS JUNIOR, I. H.; TEIXEIRA, M. M.; SOUZA, H. V. L.; BARBOSA, O.; SANTANA, D. A.; OLIVEIRA, E.; SUMMER, H.; PAIVA, M.; FARIAS, G.; OLIVEIRA, R. F. F. Distributed Software Development: Communication Process and DSD Design. Academic Journal of Science – AJS, v. 04, p. 165-171, 2015.
MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S.; GOMES, A. S.; TAVARES, E. L. C.; MELO, R. M.; SEIXAS, L. R. Towards the Formative Accompaniment Border in Distance Education: Introduction of a Social Mechanism between Computational Contexts: Learning Management Systems and Personal Learning Environments. International Journal for e-Learning Security, v. 5, p. 1-8, 2015.
MACIEL, A. M. A.; RODRIGUES, R. L.; CARVALHO FILHO, E. C. B. Desenvolvimento de uma Ferramenta para a Construção e Integração de Personagens Virtuais Animados com Voz Sintética a Materiais Didáticos para EAD. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 161, 2015.
CAMPOS FILHO, AMADEU S.; NOVAES, M. A.; GOMES, A. S. A 3D visualization framework to social network monitoring and analysis. Computers in Human Behavior, v. 49, p. 623-634, 2015.
LEITÃO, S.; FALCÃO, J. T. R.; MALUF, M.R. Ethical Standards of Scientific Research Involving Human Subjects in Brazil: Perspectives Concerning Psychology. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 40-48, 2015.
REIS, J. T. C.; HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T. P.; GOMES, A. V.; OLIVEIRA, M. V. M.; RÊGO, J. I. Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.
HAZIN, I.; FALCÃO, J.; RÊGO, I.; GOMES, A.; ANDRADE, P.; ARAGÃO, L.; SALES, A. C.; REIS, J.; WENICE, M. High Abilities and Information Technologies: The Talento Metrópole Brazilian Program. Creative Education, v. 06, p. 647-653, 2015.
FALCÃO, T. P. Perception of Representation Modalities and Affordances in Tangible Environments by Children with Intellectual Disabilities. Interacting with Computers, p. iwv037, 2015.
REIS, J. T. C.; HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; MEIRA, L.; BENDASSOLLI, P.; GUERRA, A.; FALCÃO, T. P.; GOMES, A. V.; OLIVEIRA, M. V. M.; RÊGO, J. I. Development and Results of an Instrument to Search for Competences and Abilities in Information Technology. Creative Education, v. 06, p. 2384-2396, 2015.
DEGIL, I. M. ; MIKHALEVA, L. V. ; RÉGNIER, J. Evaluation of the Sociocultural Competence on the Basis of the Platform Moodle According to the Competency-based Approach. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 475-481, 2015.
RÉGNIER, J.; KUZNETSOVA, E. M. Teaching of Statistics in France: Macrodidactical and Microdidactical Issues. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 40-45, 2015.
ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; KOROLEVA, D. B.; MIKHALEVA, L. V.; RÉGNIER, J. Translation Competence as a Complex Multidimensional Aspect. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 200, p. 142-148, 2015.
2014
2014
MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S.; GOMES, A. S.; PERRIS, P. A. R.; ROGRIGUES, R. L.; FELICIANO, F. D. O. Análise comparativa da Usabilidade dos Ambientes de Gestão da Aprendizagem Amadeus e Moodle. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 107-120, 2014.
BEZERRA JUNIOR, E. V.; GOMES, A. S.; SOUZA, F. V. Mediating Social Network Education Teaching OOP. American Journal of Educational Research, v. 2, p. 204-207, 2014.
ROLIM, A. L. S.; GOMES, A. S.; AMORIM, R. J. R.; LUCIANO, D. Design de um Artefato Social para avaliação formadora. Revista de Informática Aplicada, v. 10, p. 35-43, 2014.
SOUSA, B. M.; GOMES, A. S.; MENDES NETO, F. M. Youubi: Open software for ubiquitous learning. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 1145-1164, 2014.
HAZIN, I.; FALCÃO, J Luria?s neuropsychology in the 21st century: contributions, advancements, and challenges. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 7, p. 433-434, 2014.
ANDRADE, Vladimir L. V. X. de ; REGNIER, J.-C. ; BRITO LIMA, A.P.A . As medidas de tendência central e de dispersão nos programas e livros didáticos de matemática do ensino médio no brasil e na frança: análise dos efeitos dos programas nos livros didáticos. Vidya (Santa Maria. Online), v. 34, p. 187-208, 2014.
KUZNETSOVA, E.; REGNIER, J.-C. Individualization of Educational Process According to C. Freinet: A Pilot Experiment in a Group of Language Learners. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 87-91, 2014.
RÉGNIER, J.C.; KUZNETSOVA, E. Teaching of Statistics: Formation of Statistical Reasoning. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 99-103, 2014.
MIKHALEVA, L.V.; RÉGNIER, J.C. Parallel Study of Native and Target-language Cultures in Foreign Language Teaching. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 118-121, 2014.
DEGIL, I. M. ; RÉGNIER, J.C. The Content of Spiritual and Religious Component of the Communicative Competence. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 154, p. 193-198, 2014.
SANTOS, M. C. E. M.; SANTOS, P. C. M. A.; ACIOLY-REGNIER, N. M.; RÉGNIER, J.C. Motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica França-Brasil: o caso de estudantes da Universidade Lumière Lyon 2. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 723-744, 2014.
BULEGON, A. M.; RÉGNIER, J. C. T.I.C & profissionalização de professores de física. Abordagem metodológica no quadro teórico da A.S.I. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 949-968, 2014.
PRETTO, V.; RÉGNIER, J.C. Identidade masculina e as atitudes a respeito da matemática: análise e interpretação dos resultados dos dados coletados pelo tratamento C.H.I.C. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 981-1009, 2014.
ANDRADE, V. L. V. X.; RÉGNIER, J.C.; BRITO LIMA, A. P. A. Apresentação dos dados em atividades que envolvem as medidas de tendência central e de dispersão nos livros didáticos do ensino médio no Brasil e na França. Análise das formas e das suas organizações no quadro da A.S.I. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 1047-1067, 2014.
RÉGNIER, J.C.; Ag Almouloud, Saddo ; GRAS, R. . Análise Estatística Implicativa. Marco teórico e aplicativo para a exploração semântica e não simétrica dos dados. Editorial. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 623-643, 2014.
PEREZ-CARABALLO, G. ; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. ; REGNIER, J.-C. . Competences professionnelles et linguistiques de professionnels de sante dans l?espace frontalier Uruguayen-Bresilien: contribution de l?A.S.I. dans le champ de la psychologie interculturelle. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 813-853, 2014.
SAIA, S. M. A.; REGNIER, J.-C.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. ACIOLY-RÉGNIER, N. M. Formação docente e articulação entre competências visadas no mestrado profissionalizante e nas licenciaturas em física e matemática. Aporte de um tratamento metodológico no quadro da análise estatística implicativa. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 1011-1045, 2014.
2013
2013
GOMES, A. S.; GOMES, C. R. A.; LIMA, M. E.; CASTILLO, L. G.; MACHADO, T. L. A.; FORTES, C.; WANDERLEY, V.; TIMOTEO, A. Design of a Self-standing Multimedia Enriched Projector to enhance teaching experience in classroom in Brazilian public schools. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, p. 23-36, 2013.
MEDEIROS, F. P. A. ; MEDEIROS, F. P. A. ; GOMES, A. S. ; AMORIM, R. ; MEDEIROS, G. A. . Redesigning Collaboration Tools to Enhance Social Presence in Online Learning Environments. Lecture Notes in Computer Science, v. 8224, p. 175-191, 2013.
BENDASSOLLI, P. F.; FALCÃO, J. T. R. Psicologia social do trabalho sujo: revendo conceitos e pensando em possibilidades teóricas para a agenda da psicologia nos contextos de trabalho. Universitas Psychologica, v. 12, p. 1153-1166, 2013.
BORGES, L. O.; COSTA, M. T. P.; ALVES FILHO, A.; SOUZA, A. L. R.; FALCÃO, J. T. R.; LEITE, C. P. R. L. A.; BARROS, S. C. Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em grupos ocupacionais. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 213-225, 2013.
CORTEZ, R.; GARCIA, D.; MARANHÃO, S.; GUERRA, A.; LUCENA, N.; FALCÃO, J.T. R.; HAZIN, I. O desenvolvimento dos mecanismos atencionais em estudantes brasileiros do ensino fundamental. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 31, p. 165, 2013.
REGNIER, J.-C.; Crouzier, Marie-Françoise . Comprendre les liens professionnels entre le RASED et les équipes éducatives : intérêt des traitements statistiques fondés sur la complémentarité du quantitatif et du qualitatif. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 11-32, 2013.
2012
2012
CARVALHO, R. S.; MELO FILHO, I. J.; VIDAL, T. C.; MELO, R. M.; GOMES, A. S. Integração entre o sistema de gestão acadêmica e o sistema de gestão da aprendizagem: identificando necessidades e prototipando requisitos favoráveis a prática docente. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 4, p. 81-91, 2012.
MACIEL, A. M. A. ; RODRIGUES, R. L.; BARROS, P. ; CARVALHO FILHO, E. C. B. . Desenvolvendo Soluções com Interface Baseada em Voz. Livro dos Tutoriais do XI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, v. 1, p. 21-44, 2012.
FALCÃO, J. T. R.; HAZIN, I. Heuristic Value of Eclecticism in Theory Development: The Case of Piagetian-Vygotskian dialogue about Proportional Reasoning. Integrative Physiological and Behavioral Science (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1932-4502 Integrative Psychological & Behavioral Science), v. 46, p. 32-38, 2012.
HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; GARCIA, D.; GOMES, E.; CORTEZ, R.; MARANHÃO, S.; MENEZES, T. Dados Normativos do Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) em Estudantes do Ensino Fundamental. Psico (PUCRS. Online), v. 43, p. 428-436, 2012.
LEMOS, C.; HAZIN, I. ; HAZIN, I. ; DA ROCHA FALCÃO, J. T. Investigação da memória autobiográfica em idosos com demência de alzheimer nas fases leve e moderada la. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 17, p. 135-144, 2012.
HAZIN, I.; FALCÃO, J. T. R.; GARCIA, D. MATHEMATICAL ACTIVITY IN EPILEPTIC CHILDREN: FROM DIAGNOSIS TO INTERVENTION. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5, p. 28-43, 2012.
FALCÃO, J.T.; HAZIN, I. . BRAZILIAN CONTEMPORARY CONTRIBUTIONS ON THE NEUROPSYCHOLOGICAL APPROACH OF MATHEMATICAL ACTIVITY. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 5(2), p. 1-3, 2012.
GOMES, C. R. A.; FALCÃO, J. T. R. Abordagem dialógica como quadro teórico de referência para descrever mudança nas perspectivas e nas práticas do professor de matemática. Zetetiké, v. 20, p. 55-69, 2012.
REGNIER, J.-C.; Farooq, Mohammad Shahid ; PRADEAU A. Teaching of Statistics in Social Sciences Through E-Learning. Journal of Educational and Social Research, v. 2, p. 45, 2012.
BUTY, C.; BADREDDINE, Z.; REGNIER, J.-C. Didactique des sciences et interactions dans la classe: quelques lignes directrices pour une analyse dynamique. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 14, p. 147-165, 2012.
REGNIER, J.-C. Enseignement et apprentissage de la statistique : entre un art pédagogique et une didactique scientifique. Statistique et Enseignement, v. 3, p. 19-36, 2012.
PRETTO, V. ; REGNIER, J.-C. ; ACIOLY-RÉGNIER, N. M. . Competências matemáticas implicadas em atividades de trabalho informal em situação de exclusão social: influência de variáveis culturais relacionadas ao gênero no desenvolvimento ou inibição dessas competências. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 14, p. 369-390, 2012.
REGNIER, J.-C. Educação Matemática, Culturas e Linguagens. Reflexão e Ação (Online), v. 20, p. 347-371, 2012.
PRIOLET, M. ; REGNIER, J.-C. . Place des problèmes de mathématiques dans les instructions et programmes officiels de l’école primaire de 1833 à nos jours. Grand N, v. 90, p. 69-87, 2012.
ANDRADE-DUVERNOY, D. ; REGNIER, J.-C. . A educomunicação como princípio indissociável da extensão universitária, do protagonismo juvenil e da coesão social: o caso da rede coque vive. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 149-164, 2012.
FRUTUOSO, M. N. M. A. ; REGNIER, J.-C. . A materialização de políticas de equidade e coesão social nas universidades francesas: estudo de caso da Universidade Lyon2. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 15-27, 2012.
ABRAMOVAY, M. ; FEFFERMANN, M. ; REGNIER, J.-C. . Coesão social e vulnerabilidade no Brasil juventudes e violências. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 165-183, 2012.
ACIOLY-RÉGNIER, N. M. ; REGNIER, J.-C. . Dossiê especial: Equidade e coesão social na educação superior: problemáticas e perspectivas. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 2-14, 2012.
SANTOS, M. C. E. M. ; SANTOS, P. C. M. A. ; REGNIER, J.-C. . Cenário da educação básica: (im) possibilidades de inclusão?. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 5, p. 261-282, 2012.
2011
2011
OLIVEIRA, F. K.; PONTES, M. G. O.; SANTANA, J. R. ; CUNHA, R. B. O ensino de geometria por meio de múltiplas plataformas: uma experiência com o GEONEXT. Revista de ensino de Ciências e Matemática, v. 2, p. 30-49, 2011.
SOUZA, H. V. L.; OLIVEIRA, A. M.C.A.; ROQUE, L. N. F. M.; AZEVEDO, ; FERNANDES, M. O. . Klon: Uma Ontologia para o Domínio da Clonagem. Revista SI Facol, v. 1, p. 38-49, 2011.
MELO FILHO, I. J.; CARVALHO, R. S. ; MELO, R. M. ; GOMES, A.S. . Percepção social em EAD: Identificando necessidades para o LMS Amadeus. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 19, p. 29-41, 2011.
CARVALHO, R. S. ; MELO FILHO, I. J. ; AMORIM, R. J. R. ; ROLIM, A. L. S. ; VIDAL, T. C. ; GOMES, A.S. . Integração entre o Sistema de Gestão Acadêmica e o Sistema de Gestão da Aprendizagem: Ação Reflexiva na prática docente.. Revista OPARA – Ciências Contemporâneas Aplicadas, v. 01, p. 215-229, 2011.
MOITA, F. M. G. S. C. ; RODRIGUES, R. L. ; FERREIRA, D. S. ; COSTA, A. T. ; SILVA, A. . Um simulador de fenômenos físicos desenvolvido utilizando técnicas de realidade aumentada intitulado SimulAR. Tecnologia Educacional, v. 6, p. 45-58, 2011.
GOMES, A. S.; MEDEIROS, F. ; ARAUJO, T. S. ; ALBUQUERQUE, F. A. ; PAIVA, P. V. F. . Instalação, Configuração e Uso da Plataforma de Gestão de Aprendizagem Amadeus. Práticas em Informática na Educação, v. 1, p. 29-41, 2011.
YAMAMOTO, O.; DA ROCHA FALCÃO, J. T.; SEIXAS, P. Quem é o estudante de psicologia do Brasil?. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 10, p. 209-232, 2011.
PRICE, S.; PONTUAL FALCÃO, T. Where the attention is: Discovery learning in novel tangible environments. Interacting with Computers, v. 23, p. 499-512, 2011.
FALCÃO, T. P.; PRICE, S. Interfering and resolving: How tabletop interaction facilitates co-construction of argumentative knowledge. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 6, p. 539-559, 2011.
FAROOQ, M. S.; REGNIER, J.-C. Role of Learning Styles in the Quality of Learning at Different Levels. INFORMATICA ECONOMICA JOURNAL, v. 15, p. 28-45, 2011.